terça-feira, 22 de abril de 2008

Ares - Marte

Ares - Villa Hadriana

Filho de Zeus e Hera, Ares, o deus da guerra, gosta da violência e do sangue; ele não é amado nem pelos mortais nem pelos deuses.
"Ares adora as lutas encarniçadas, o sangue, a brutalidade; alegra-se ao ver os guerreiros se matarem nas batalhas e morrerem em massacres. Seu porte é sobre-humano: grita tão forte como mil guerreiros reunidos quando se adianta para tranpassar os combatentes com sua lança e derrubar as muralhas que defendem as cidades. Protegido por uma couraça, um capacete e um escudo, luta às vezes sobre um carro puxado por quatro cavalos. Gosta de interferir nos combates, mas sem escolher na verdade um campo. Assim, durante a Guerra de Tróia, bateu-se muitas vezes ao lado dos troianos, mas igualmente ajudou os inimigos, os gregos. É acompanhado por seus filhos, Fobos (o espanto) e sua irmã gêmea Éris (a discórdia).
Ares não é invencível, e foi ferido várias vezes, em especial por Atena. Assim, diante das muralhas de Tróia, quando o deus atacou Diomedes com sua lança, Atena fez um golpe se desviar e Ares foi ferido pelo guerreiro. Em outra ocasião, ainda diante de Tróia, foi a própria deusa Atena que o atingiu com uma enorme pedra. Ares também ficou preso num vaso por treze meses por ter matado um dos filhos de Posêidon.

O caso de Ares com Afrodite, mulher de Hefesto, é muito conhecido.
O deus da guerra e a deusa do amor foram surpreendidos juntos numa manhã por Hélio, o deus do Sol, que se apressou a avisar Hefesto.
Furioso, este fabricou uma malha, fina como gaze e resistente como o diamante, e colocou-a sobre o leito de Afrodite. Os dois amantes ficaram presos na rede. Hefesto convocou então a assembléia dos deuses, que se divertiram com a cena.
Zeus interveio para que Afrodite e Ares fossem libertados. A deusa do amor fugiu para Chipre, e o deus da guerra para a Trácia. De sua união nasceram Eros, o deus do amor, e Ânteros, o deus do amor recíproco, assim como Deimos (o Espanto), Fobos (o Terror) e Harmonia."
Fonte: Larousse Jovem da Mitologia ed. Larousse

6 comentários:

Anônimo disse...

Como é interessante, o caso de Ares e Afrodite e como foi legal o jeito de pegar os dois amantes! Adoramos aprender sobre estes Deuses!
Helena e Luana 5ªE

Anônimo disse...

Nós estamos adorando estudar e aprender sobre a mitologia grega principalmente sobre Vulcano e Ares! Gostamos destes Deuses pois suas histórias parecem se destacar entre todos os Deuses do Olimpo!
Luana e Helena 5ªE

Anônimo disse...

Nos achamos esta historia da mitologia grega muito interessante por que trair uma pessoa que você ama isto é coisa da Afrodite que ama qualquer um.




Clarissa de melo e Flávia Torres 5ªE

Anônimo disse...

Eu não gosto de Afrodite porque ela traiu Ares

Anônimo disse...

Estou adorando aprender a Mitologia Grega!!! É sinceramente muito, mas muito bom!!!! Espero que essa história ainda me traga mais surpresas... O blog tá muito legal...Explicações perfeitas de tudo que a Rogéria já ensinou...Estou muito interessado e de acordo com o meu ponto de vista, acho que Zeus era doido...Casar com muitas mulheres??Isso é que é ter fama de louco...Bom, é a minha opinião, mas nem sei se todos concordam... Rogéria, você é demais! Ensina muito bem e está nos ajudando muito a conhecer um pouco mais sobre essa maravilhosa Mitologia Grega!

Lucas Campos 5-B

Anônimo disse...

eu gosto +- de mitologia grega






Pablo 5-H