segunda-feira, 14 de abril de 2008

Hefesto - Vulcano


Vulcano de Rubens

"Uma das doze divindade gregas do Olimpo, o Vulcano dos romanos, deus do fogo, da metalurgia e das erupções vulcânicas, o ferreiro divino dos deuses e construtor de seus palácios, armas e ferramentas. Era o filho feio e deformado de Zeus e de sua esposa Hera. Foi responsável, entre outras obras, pela égide, escudo usado pelo pai em sua batalha contra os titãs. Certa vez sua mãe Hera discutiu com Zeus a respeito de Héracles e ele tomou partido a favor da mãe. Então Zeus zangado agarrou-o pelo pé e o atirou do Olimpo abaixo. Ele foi cair no fundo do mar onde foi cuidado pela titânia Tétis, que lá morava e o levou para a ilha de Lemnos.
Hefesto não recebeu apoio da mãe por seus defeitos físicos, então montou suas oficinas na ilha de Lemnos. Para se vingar, fabricou um trono esplendoroso e o mandou para sua mãe no Monte Olimpo, como presente. Ela sentou-se nele e imediatamente, correntes invisíveis ataram-se em sua volta e ela não conseguia levantar-se. Ares, o Marte romano, deus da guerra e seu principal rival, tentou libertar Hera, mas bateu rapidamente em retirada frente as chamas do deus do fogo. No entanto, Dionísio, deus do vinho e seu amigo, embriagou-o e o levou ao céu, onde ele libertou a rainha e passou a residir novamente no Monte Olimpo. De volta ao Olimpo, como deus do fogo, tornou-se o ferreiro divino e instalou suas forjas no centro dos vulcões. Construiu para si um magnífico e brilhante palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. Ali fabricou entre outras grandes obras, os raios e o trovão de Zeus, o tridente de Poseidon, a couraça de Héracles e as flechas de Apolo. Por ordem de Zeus, como pelo arrependimento da antiga rejeição, deu-lhe em casamento Afrodite, a Vênus romana, a mais bela das deusas. Embora o amasse realmente, foi-lhe infiel, tendo vários amantes. Dentre eles deuses e mortais, pois suas traições refletiam as outras faces do amor.
Descobertas as traições, confeccionou uma rede invisível em que aprisionou Afrodite e seu amante Ares para expô-los ao ridículo diante dos outros deuses e se vingar das traições da esposa. Divorciou-se de Afrodite e casou-se com as Cárites.
Outra das suas célebres criações foi a armadura para o herói Aquiles. Após a morte do seu amigo Pátroclo na guerra de Tróia, Aquiles decidiu entrar de novo no conflito, mas não tinha armadura, pois a havia dado a Pátroclo. Naquele momento, a mãe dele, Tétis, procurou o deus do fogo no Monte Olimpo, e pediu que ele fabricasse uma nova armadura para o seu filho. Concordando fabricou uma esplêndida armadura: um escudo decorado com representações elaboradas e uma braçadeira com adornos que representavam a terra, o céu, o mar, o sol, a lua e as estrelas.
Apesar de ser motivo freqüente de escárnio nas lendas gregas por causa de seu defeito físico, foi muito venerado pelas dádivas por ele concedidas aos mortais.
De suas forjas saiu Pandora, a primeira mulher mortal. Patrono dos ferreiros e dos artesãos em geral e lendariamente responsável pela difusão da arte de usar o fogo e da metalurgia.
Era geralmente representado como um homem de meia-idade, barbado, vestido com uma túnica sem mangas e com um gorro sobre o cabelo desgrenhado."
Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/MGHefais.html

8 comentários:

Anônimo disse...

Hefesto é o deus mas feio de todos(ele foi jogado do Olimpo por Hera por causa disso).Também descobri que ele era o ferreiro dos deuses e fez os raios de Zeus,a carruagem de Helio e muitas outras coisas.Eu adorei a nova matéria da Mitologia Grega!
Júlia Cark e Bruna

Anônimo disse...

vulcano é muito feioooooo

Anônimo disse...

O Poseidom e muito interresante mas gosto mesmo e de seu tridente!!

Anônimo disse...

Hefesto e mais feio de todos logo descobrir que foi jogado do olimpo por isso








Caio e Júlia 5A

Anônimo disse...

Nos achamos HEFESTOS muito feio como que a deusa do amor pode amalo mesmo ele sendo feio so se ele for legal demais ·




Anna Carolina
e
Maria Laura
5ºE

Anônimo disse...

achei muito legal saber sobre Vulcano...



PS:ele era muito feio!!!!!!!!!!!!!!!


Paula e Ísis
quinta F

Anônimo disse...

Rogeria
Hefesto e muito feio ,mas parece muito simpatico!!!
Gostei dele pois ele fez a carruagem de Helio e os raios de Zeus.
Gostaria de saber mais dele.




Isabel e Letícia 5F

Anônimo disse...

Nós achamos muito legal esta foto de Hefesto.

Ana Clara e Bruna