quarta-feira, 28 de maio de 2008

Jasão


Jasão entrega o tosão de ouro à Pélias - Museu do Louvre
"Jasão enfrentou todos os perigos para conquistar o Tosão, mas sua mulher, Medéia, transformou sua vida em uma tragédia.

Jasão era o filho de Esão, rei de Iolco, na Tessália. Mas Esão foi destronado por seu meio-irmão Pélias. Para fugir do tio, Jasão foi escondido e confiado ao centauro Quíron, que lhe deu uma educação completa. Quando cresceu e ficou forte, ele quis voltar a sua terra natal para restituir o poder a seu pai.

No caminho, ele encontrou uma velha e ajudou-a a atravessar uma torrente, mas perdeu uma sandália na água.
Jasão ignorava que essa mulher era a deusa Hera. Para agradecer-lhe, ela o ajudou muitas vezes dali em diante. Ele se apresentou diante de Pélias usando apenas uma sandália.
Mas um oráculo havia prevenido o rei impostor de que seria destronado por um homem com apenas um calçado.

Para eliminar Jasão, que reclamava seu reino, Pélias decidiu impor-lhe uma prova, esperando que ela fosse fatal, e prometeu a Jasão entregar-lhe o poder se ele trouxesse o Tosão de Ouro. A pele desse carneiro mágico, consagrada ao deus Ares e presa num carvalho num bosque sagrado da Cólquida, era guardada por uma serpente-dragão feroz, que nunca dormia.

Jasão aceitou a missão. Para ajudá-lo nessa expedição sem precedentes, ofereceram-se numerosos companheiros. Entre eles achavam-se Orfeu, o músico, que devia dar cadência aos remadores, e os temíveis gêmeos Castor e Pólux. Em pouco tempo, eram cinqüenta homens.

Seguindo os conselhos de Atena, eles construíram um navio enorme, o maior já visto, sob a direção do arquiteto Argos. Atena ajudou-o nessa tarefa e lhe deu até uma trave de madeira vinda das florestas sagradas de Dodona, para fazer a proa. Essa trave era dotada da palavra e podia profetizar. Quando o navio foi terminado, batizaram-no de Argo, em honra de seu construtor. Os cinqüenta companheiros de Jasão, os Argonautas, puderam por fim embarcar. Em cada escala, eles encontravam povos diferentes, que os recebiam bem ou os combatiam. Os argonautas ajudaram o adivinho Fineu a se livrar das Harpias, e ele lhes ensinou a passar entre os perigosos rochedos da entrada da Cólquida.

Ao chegar diante do rei de Eetes, que guardava o Tosão de Ouro, os Argonautas tiveram de aceitar uma negociação: Jasão deveria cumprir sem nenhuma ajuda duas provas em troca do Tosão. A primeira consistia em atrelar dois touros monstruosos que soltavam fogo pelas narinas. Depois ele deveria, com esses animais, lavrar um campo e semeá-lo com dentes de dragão.
Jasão nunca teria conseguido isso se a filha do rei, a feiticeira Medéia, não o tivesse ajudado. Ela pediu a Jasão que a aceitasse em casamento. Em troca, deu-lhe um bálsamo mágico que protegeria seu corpo das queimaduras e lhe disse o que deveria fazer. Jasão conseguiu domar os touros e lavrar o campo. Da terra que ele tinha acabado de plantar, nasceu uma grande quantidade de homens armados. Seguindo os conselhos de Medéia, Jasão lançou uma pedra no meio dos soldados gigantes. Eles se acusaram mutuamente e mataram uns aos outros."

Na volta para Iolco, Jasão e os Argonautas enfrentaram muitos perigos, entre eles a cólera de Zeus e o terrível Talo, um gigante que protegia a ilha de Creta.

De volta a Iolco com o Tosão, Jasão entregou-o a Pélias, que, naturalmente, não estava disposto a lhe restituir o poder. Medéia plenejou então uma vingança e fez correr entre as filhas de Pélias o boato de que conhecia um segredo para devolver a juventude. Para impressioná-las, jogou um carneiro velho numa tina borbulhante. Ele se transformou num cordeirinho.
Fascinadas, as ingênuas jovens cortaram seu pai em pedaços e lançaram-no no caldeirão.

Depois desse crime, Jasão e Medéia se refugiaram por um tempo em Corinto junto ao rei Creonte. Depois de tantos tormentos, Jasão se cansou de Medéia e planejou casar-se com Glauce, a filha de Creonte.
Traída, humilhada, desesperada, Medéia foi tomada por uma fúria inimaginável. Ela mandou um vestido de casamento e jóias envenenadas a Glauce. No momento em que esta os colocou, o vestido pegou fogo e o veneno ardente a matou. O rei Creonte, que se aproximara para socorrê-la, também foi queimado vivo pelas chamas. O incêndio se espalhou e toda a cidade ardeu.
Medéia, depois de crimes abomináveis, voou num carro mágico, puxado por cavalos alados, que lhe tinha dado o deus Sol, seu avô, e desapareceu.
Quanto a Jasão, acabou recuperando seu reino.

Fonte: Larousse Jovem da Mitologia
ed. Larousse

14 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei genial a história de Jasão!!!!! é muito interessante!!! Jasão é muito legal!!!!
Helena e Luana 5ªE

Anônimo disse...

eu adorei ler essa historia de Jasão !!!achei que ele foi corajoso e enfrentou varias coisas difíceis ......
Ana carolina
e
izabela iurkas

Anônimo disse...

Nos adoramos mitologia grega mas nunca vimos uma fonte da juventude numa historia da mitologia.






Flávia Torres Clarissa Melo 5ªE

Anônimo disse...

Nos adoramos aprender sobre a Mitologia Grega,porque é muito interessante .



LUIZA,VANESSA 4ª

Anônimo disse...

Os doze trabalhos de Hércules foram muito pesados.Nós vamos falar de quatro :o primeiro trabalho de Hércules foi o Leão de Neméia.O segundo foi enfrentar a Hidra de Lerna.O terceiro foi o Javali de Erimanto. o quarto foi a corsa do monte Cirineu.

Julia e Julia 3ªA

Anônimo disse...

HÉRCULES ERA MUITO FORTE E SOBREVIVEU A TODOS OS 12 TRABALHOS POIS ERA FILHO DE HUMANO E DEUSES!!!!!
BRUNA E LUISA 5D

Anônimo disse...

Oi
Rogeria a historia da mitologia e interessante e fácil de aprender se prestamos atenção nas coisas legal que nos ensina........obrigada por nos mostrar as coisa mas interessantes da mitologia!!!!
Ana carolina Nagem e iurkas
5e

Anônimo disse...

impressionante como Jasão enfrentou muitas coisas para conquistar o TOSÃO







RODRIGO e MARCÃO 5ªE

Anônimo disse...

jasão parece com hercules super legal !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




gabriel chagas

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostei muito de estudar mitologia grega adorei conhecer mais sobre os gregos e espero conhecer mais!
Barbara 4g

Anônimo disse...

Eu achei a história de Jasão, muito interessante, pois ele enfrenta muitos perigos nas suas aventuras.Eu gostei bastante!

Anônimo disse...

Eu achei a história de Jasão diferente mas muito legal porque ele enfrenta aventuras que não vemos todos os dias.MUITO LEGAL A HISTÓRIA DE JASÃO!

Anônimo disse...

eu adorei saber sobre hércule ele é muito forte


4aB