quarta-feira, 21 de maio de 2008

Perseu


Perseu e Andrômeda, de Pierre Puget -1620-1694 (Encomendada por Luis XIV para os Jardins de Versailes)
Museu do Louvre - Paris


"De acordo com o estudioso alexandrino Apolodoro, Perseu, o lendário fundador de Micenas, nunca teria nascido se seu avô tivesse conseguido seu intento. Acrísio, rei de Argos, era pai de uma linda filha, Dânae, mas estava desapontado por não ter um filho. Quando consultou o oráculo sobre a ausência de um herdeiro homem, recebeu a informação que não geraria um filho, mas com o passar do tempo teria um neto, cujo destino era matar o avô. Acrísio tomou medidas extremas para fugir deste destino. Trancou Dânae no topo de uma torre de bronze, e lá permaneceu numa total reclusão até o dia em que foi visitada por Zeus na forma de uma chuva de ouro; assim deu à luz a Perseu. Acrísio ficou furioso, mas ainda achava que seu destino poderia ser evitado. Fez seu carpinteiro construir uma grande arca, dentro da qual Dânae foi forçada a entrar com seu bebê, sendo levados para o mar. Entretanto, conseguiram sobreviver às ondas, e após uma cansativa jornada a arca foi jogada nas praias de Sérifo, uma das ilhas das Ciclades. Dânae e Perseu foram encontrados e cuidados por um honesto pescador, Dictis, irmão do menos escrupuloso rei de Sérifo, Polidectes.

Com o passar do tempo, Polidectes apaixonou-se por Dânae, mas enquanto crescia Perseu protegeu ciumentamente sua mãe dos indesejados avanços do rei. Um dia, durante um banquete, Polidectes perguntou a seus convidados que presente cada um estava preparado a oferecer-lhe. Todos os outros prometeram cavalos, mas Perseu ofereceu-se a trazer a cabeça da górgone. Quando Polidectes o fez cumprir sua palavra, Perseu foi forçado a honrar sua oferta. As górgones eram em número de três, monstruosas criaturas aladas com cabelos de serpentes; duas eram imortais mas a terceira, Medusa, era mortal e assim potencialmente vulnerável; a dificuldade era que qualquer um que a olhasse se transformaria em pedra. Felizmente, Hermes veio em sua ajuda, e mostrou a Perseu o caminho das Gréias, três velhas irmãs que compartilhavam um olho e um dente entre si. Instruído por Hermes, Perseu conseguiu se apoderar do olho e do dente, recusando-se a devolvê-los até que as Gréias mostrassem o caminho até as Ninfas, que lhe forneceriam os equipamentos que necessitava para lidar com Medusa. As Ninfas prestimosamente forneceram uma capa de escuridão que permitiria a Perseu pegar a Medusa de surpresa, botas aladas para facilitar sua fuga e uma bolsa especial para colocar a cabeça imediatamente após a ter decepado. Hermes sacou uma faca em forma de foice, e assim Perseu seguiu completamente equipado para encontrar Medusa. Com a ajuda de Atena, que segurou um espelho de bronze no qual podia ver a imagem da górgone, ao invés de olhar diretamente para sua terrível face, conseguiu finalmente despachá-la. Acomodando a cabeça de modo seguro na sua bolsa, retornou rapidamente a Sérifo, auxiliado por suas botas aladas.

Ao sobrevoar a costa da Etiópia, Perseu viu abaixo uma linda princesa atada numa rocha. Esta era Andrômeda, cuja fútil mãe Cassiopéia tinha incorrido na ira de Posídon ao espalhar que era mais bonita do que as filhas do deus do mar Nereu. Para puni-la, Posídon enviou um monstro marinho para devastar o reino; apenas poderia ser parado se recebesse a oferenda da filha da rainha, Andrômeda, que foi assim colocada na orla marítima para esperar o terrível destino. Perseu apaixonou-se imediatamente, matou o monstro marinho e libertou a princesa. Os pais dela, em júbilo, ofereceram Andrômeda como esposa a Perseu, e os dois seguiram na jornada para Sérifo. Polidectes não acreditava que Perseu pudesse retornar, e deve ter sido bastante gratificante para Perseu observar o tirano ficar lentamente petrificado sob o olhar da cabeça da górgone. Perseu deu então a cabeça a Atena, que a fixou como um emblema no centro de seu protetor peitoral.

Perseu, Dânae e Andrômeda seguiram então juntos para Argos, onde esperavam se reconciliar com o velho rei Acrísio. Mas quando Acrísio soube desta vinda, fugiu da presença ameaçadora de seu neto, indo para a Tessália, onde, não conhecendo um ao outro, Acrísio e Perseu acabaram se encontrando nos jogos fúnebres do rei de Larissa. Aqui a previsão do oráculo que Acrísio temia se realizou, pois Perseu atirou um disco, o qual se desviou do curso e atingiu Acrísio enquanto estava entre os espectadores, matando-o instantaneamente.

Perseu com sensibilidade decidiu que não seria muito popular voltar a Argos e reivindicar o trono de Acrísio logo após tê-lo morto; assim, ao invés, fez uma troca de reinos com seu primo Megapentes. Megapentes se dirigiu a Argos enquanto Perseu governou Tirinto, onde é considerado como responsável pelas fortificações de Midéia e Micenas."

Fonte: www.mundodosfilosofos.com.br

13 comentários:

Anônimo disse...

Ola eu adorei o seu blog e principalmente os herois

Anônimo disse...

Eu considero Perseu um heroi lutou e conseguiu , tudo o que queria e + 2 bonos!!!!!

Anônimo disse...

Eu achei interessante a história de perseu
porque ele matou a medusa e o monstro marinho salvando a mulher que ele se casou
e ainda sem querer matou seu avo!!!!!!!!

André Arantes e Gabriel Faria
5e

Anônimo disse...

Olá,

Eu gostei muito da historia de Perseu e de seu blog.Gostaria de aprender um pouco mais sobre os Deuses.


Abraços,


***Julia***4 serie B

Anônimo disse...

Perseu era filho de Zeus com Dânae
Ele foi um grande herói,porque matou Medusae conquistou o amor de Andromeda
Assim voltou para a ilha e salvou sua mãe.

Anônimo disse...

Eu queria saber quanto tempo Perseu ficou no mar.

Anônimo disse...

As três Gréias são muito engraçadas, e também é interessante aprender sobre elas. Quem as inventou tem muita imaginação,pois fazer três mulheres que só tem um olho e um dente para as 3 usarem!

Ass: Catharina 5ªD e Patrícia 5ªD

Anônimo disse...

estou adorando sobre mitologia grega ,mas gostei mais da historia de herculis



lucas e gabriel

Anônimo disse...

Adorei seu blog rogeria.Muito interessante

Anônimo disse...

achei bem legal

Anônimo disse...

Eu adorei a historia de Perseu! Eu acho que Perseu foi um grande herói porque matou Medusa e o monstro salvando a princesa
Helena e Manuela 5ªc

Anônimo disse...

Ola!,



Adorei a historia de Perseu tambem quero aprender mais sobre os deuses cada semana aprendemos coisas novas...



Bjos

Anônimo disse...

A história de TESEU é absultamente enteressante,pois nos mostra que devemos pensar e esperar chegar a hora certa do queagir de imediato!!!

PARÁBENS ROGÉRIA POR ESSE MAGNÍFICO TRABALHO DA MITOLOGIA GREGA!!!!

DEBORAH 5 SÉRIE.G