quarta-feira, 16 de abril de 2008

Atena - Minerva

Estátua de Atena no Museu do Louvre (peça N°Ma 464)

"A deusa Tétis, filha dos Titãs Oceano e Tétis, foi a primeira esposa de Zeus. Divindade da sabedoria e da razão, "ela sabia mais, diz Hesíodo, que todos os deuses e homens juntos". Foi ela que preparou uma droga, graças à qual Cronos restituiu à vida os irmãos e irmãs de Zeus, que ele tinha "absorvido", quando estes nasceram. Gaia e Urano, depositários dos destinos, advertiram Zeus de que se Métis lhe desse filhos, um deles agiria contra ele, como ele tinha feito com o seu pai Cronos e como Cronos, ele próprio, tinha feito com o seu pai Urano, ou seja, destroná-lo-ia.

Quando Métis aparece grávida, Zeus decidiu, usando um procedimento cuja eficácia tinha verificado, devorar a sua esposa. Ao fazê-lo, ele não só afastava o perigo, mas incorporava os dons poderosos e exclusivos de Métis, transformando-se assim no deus da sabedoria.

Algum tempo depois do desaparecimento da deusa, Zeus começou a sentir fortes dores de cabeça, que foram aumentando cada vez mais. Zeus então, chamou Prometeu - outros autores dizem que foi Hefesto (o filho que Zeus teria tido, fora do casamento, com Hera, a sua futura mulher) - e ordenou-lhe que lhe abrisse o crânio com um golpe de machado. O "médico" assim fez e do corte emergiu, completamente armada, e dando um grito de vitória que abalou o céu e a terra, Atena, que viria a ser a filha preferida do rei dos deuses.

Deusa da razão, Atena é, simultaneamente, uma deusa guerreira e uma deusa da inteligência e da sabedoria. Na sua faceta de divindade guerreira (Atena-Prornaco: aquela que combate à frente), ela personifica a inteligência tática face à brutalidade animal que incarna o seu meio-irmão, Ares. Ela saberá inventar o carro de guerra e presidirá à construção do navio Argo, o maior navio conhecido até então. Para além disso, será a inspiradora dos heróis hábeis e ponderados como Perseu, Belerofonte, Héracles, Aquiles ou Ulisses. A sua parcialidade a favor dos Gregos, na guerra de Tróia, explica-se pela afronta que o troiano Páris lhe teria infligido, ao recusar-lhe, em proveito de Afrodite, o prêmio reservado à beleza.

Nos momentos de paz, Atena personifida a benevolência. É ela que ensina aos humanos a arte de domar os cavalos, as técnicas da olaria, da tecelagem e dos bordados. Mas a deusa gosta de ver reconhecidos os seus talentos e favores, por isso sentiu-se vexada com o julgamento de Páris.

Certo dia, Atena lançou o seu olhar sobre a terra da Ática. Mas esta pertencia ao seu tio, Poseidon, e portanto os dois vão disputá-la. Poseidon, para fazer valer os seus direitos, tinha feito nascer, com um golpe de tridente sobre a colina da Acrópole, uma fonte de água salgada, segundo uns, ou um cavalo, dizem outros. Quanto a Atena, fez florescer uma oliveira. Os deuses, chamados a pronunciar-se, submeteram-se à opinião do rei Cécrops, que compreendeu a importância que a oliveira podia ter para o seu povo, e elegeram Atena, que deu o seu nome à cidade de Atenas.

Os escultores e os pintores representam Atena vestida, geralmente estreitada em dignas roupagens. Ela tem nas mãos a lança e o escudo e apresenta, algumas vezes, na mão esquerda, uma estátua alada. Foi assim que a representou Fídias na sua monumental efígie, recoberta de ouro e de marfim. Os animais que acompanham Atena são a coruja e a serpente."
Fonte: dicionario-de-mitologia-grega-e-romana.portalmidis.com.br

27 comentários:

Anônimo disse...

Estamos adorando estudar sobre a mitologia grega, principalmente com essa professora super legal.
Nós achamos muito interessante esta matéria.

Anônimo disse...

legal esse texto
Atena é muito bonita
Arthur e Bernardo
5ªF

Anônimo disse...

Amo estudar a mitologia grega!Esses gregos tinha muiita imaginacaao hein?:)
Hsahushuahsuah x3
Beeijo

Anônimo disse...

Nós gostamos muito de descobrir coisas da mitologia grega como a História de Atenas que pareceu meio esquisito.

Anônimo disse...

Nós adoramos estudar sobre a mitologia grega.Nós gostamos muito de de todos os deuses mas preferimos Atenas pela sua beleza e sua sabedoria.


Ísis e Clarissa

Anônimo disse...

Gostamos muito de Atena, e estamos gostando de estudar sobre a mitologia grega.
5ªC
Luísa e Helena

Anônimo disse...

Eu gosto da mitologia grega e a minha história favorita é a de Hercules

Anônimo disse...

Porque Ártemis ficou do lado da Grécia ?

Anônimo disse...

Eu adoro Atena,é a deusa de que mais gosto,sua belza e sabedoria revelam um jeito novo de pensar.
Aposto que ela se daria bem nas provas de história.


Ísis

Anônimo disse...

Eu estou gostando dessa materia eu acho muito intersante.O Deus que eu mais gosto e o Deus Ares porque ele e o Deus da guerra

Anônimo disse...

Mitologia grega é gostoso de estudar. A minha deusa preferida é a Atena.

Anônimo disse...

Eu gosto muito dessa matéria.O Deus que eu mais gosto e o Ares porque ele e o Deus da guerra Jarbas e Bernardo

Anônimo disse...

Ola,
Gosto muito de saber todas as curiosidades dos Deuses gregos.
E tenho uma duvida,Qual foi a primeira esposa de Zeus??
Quem inventou os Deuses?Qual a primeira filha(o) de Zeus???
bjao,
**julia**E**VANESSA**

Anônimo disse...

Gostei de conhecer Atena ela é tao inteligente.


MARTINNA 4b

Anônimo disse...

Eu adoro estudar sobre a mitologia grega e nos gostamos dos deuses como Ares,Netuno,Afrodite,Demeter,Apolo,Zeus, Hefesto e medusa



Tiago e Guilherme


4 serie B

Anônimo disse...

as oliempidas sao legais

Anônimo disse...

Olha, não dá pra falar da mitologia grega muito bem, pois não conheço muito sobre ela.
Estou adorando aprender um pouco mais sobre esta matéria! Acho Afrodite muito bonita e Atena também!
Gostei muito do texto! A Rogéria é uma professora muito especial!

Lucas
5°B

Anônimo disse...

Eu adorei essa postagem pois amo mitologia grega e acabo de perceber que uma coisa se relaciona com a outra.

Isabela M. 5ªB

Anônimo disse...

Oi Rogeria!!
Gostamos muito de Atena e achamos superlegal o que voce fala sobre ela...
Queriamos saber porque o nome grego dos deuses sao os nomes dos planetas?
Voce pode nos explicar isso na aula que vem?
onde voce arrumou aquele livro das aulas?
Achamos ele muito interessante e divertido.
obrigada pela atençao beijos Ana Vitoria e Izabela 5B

Anônimo disse...

acho a mitologia muito interessante pois amo estudar os deuses o que eu mais gosto é afrodite.gosto do cajado de posseidon acho que paris fez a escolha correta
hashuashuashuashua

Anônimo disse...

Nos Wander e Yago achamos a historia de Atena muito interessante pela mitologia grega.E ela e a nossa deusa favorita.

Anônimo disse...

Nos achamos a historia de Atenas,Zeus,Apolo e etc,pois é super interesante
Luis Otávio 5B
Matheus 5B

Anônimo disse...

Olá Rogéria! Seu blog está perfeito! Meus parabéns!
Tenho uma dúvida a ser esclarecida:
Quantos filhos Zeus teve?
Rogéria, você é uma professora muito especial pois sabe muita coisa!
Agora é a vez do meu amigo:
rogeria mitologia e comum traiçao?

Lucas Campos Bretas & João Pedro Xavier
5°B

Anônimo disse...

Atena e uma deusa muito interessante. Por ser a deusa da sabedoria eu a adimiro e a respeito.Acho seu nascimento surpreendente!!!!!!

Anônimo disse...

Estamos adorando essa matéria na aula de informática,que fala sobre a mitologia grega,cada historia impossível de ser realizada na vida real.





Juliana e Luiza Mara 5ºH

Anônimo disse...

Atena é a Deusa da guerra,por isso já nasceu equipada para lutar contra alguns Deuses.





Ana Clara e Sophia quarta série D

Anônimo disse...

muto bom
adorei