quarta-feira, 16 de abril de 2008

Hermes - Mercúrio


Hermes atando as sandálias, Louvre, Paris

"Hermes, filho de Zeus e da jovem Maia, filha de Atlas, nasceu numa caverna do monte Cilene, na Arcádia, tendo manifestado desde muito cedo uma inteligência e astúcia extraordinárias.

Era ainda um recém-nascido quando, ao cair da noite, abandonou o berço, calçou umas sandálias para que os seus passos não fossem identificados e partiu para a Tessália, dirigindo-se ao monte onde pastavam os bois do rei Admeto, confiados à guarda de Apolo. Habilmente, roubou uma parte dos animais, que conduziu às arrecuas (para evitar ser traído pelas marcas no solo) através de toda a Grécia, acabando por escondê-los numa caverna em Pilo. Depois de tudo isto, regressou ao seu quarto pelo buraco da fechadura e deitou-se no berço.

Mas Hermes esquecera que Apolo era dotado de uma dupla visão e que, devido a esse fato, tomara conhecimento do roubo dos animais, indo reclamá-los junto da criança que, no seu berço, fingiu tudo ignorar. Perante esta situação, Apolo resolveu apelar a Zeus que ao tomar conhecimento do caso foi sacudido por um riso "homérico" pedindo, no entanto, aos seus filhos que se reconciliassem.
Então Hermes pegou um objeto que tinha fabricado no decurso da famosa noite do roubo, a partir de uma concha de tartaruga, de uma pele de boi e de tripas esticadas em forma de cordas e, tocando o instrumento, maravilhou Apolo com o seu som harmonioso. A partir de então, este mostrou-se mais inclinado ao perdão, e Hermes, muito feliz, ofereceu-lhe a primeira lira da história dos deuses e dos homens. Em troca, Apolo deu-lhe um cajado de ouro, e Hermes tornou-se, assim, o pastor da manada celeste.

Foi, de resto, com a ajuda deste cajado que Hermes separou, um dia, duas serpentes envolvidas em luta. Estas, cessando imediatamente a luta, entrelaçaram-se no cajado, dando origem ao famoso "caduceu", símbolo por excelência da paz.
Hermes, astucioso e prestativo, gozava de grande simpatia dos deuses e dos homens. O seu pai, Zeus, elevou-o à categoria de seu mensageiro oficial e, assim, Hermes tornou-se no seu infatigável agente através do mundo.

Para além disso, ele foi também um precioso auxiliar do rei dos deuses nas suas aventuras amorosas, não hesitando em ludibriar Hera sempre que esta manifestava os seus ressentimentos. Foi ele que adormeceu o gigante Argo, encarregado de vigiar lo, com o som da sua flauta. Foi ele, ainda, quem salvou o pequeno Dioniso, transportando-o para um local seguro, logo após o seu nascimento. Mas a sua disponibilidade sem limites estendeu-se, também, ao serviço de outros imortais, heróis e homens.

No domínio amoroso, Hermes manifestou os seus ardores tanto a mortais como a deusas (Afrodite deu-lhe um filho, o belo Hermafrodito), mas a sua preferência foi, sobretudo, para as ninfas, de quem teve uma numerosa descendência (de que destacamos o deus Pã, como ele, nascido na Arcádia).

Os Gregos veneram-no como o guia benfeitor de todos os viajantes, incluindo os comerciantes (e diz-se, também, os ladrões). Nesta sua função, e dado que o negócio depende da capacidade de argumentação, Hermes transformou-se no deus da eloquência. Para além disso, era ele, ainda, quem guiava as almas dos mortos através dos Infernos. Mas ele foi, sobretudo, venerado pelos atletas, na sua qualidade de inventor da corrida a pé e do pugilato.

Os Romanos identificaram Hermes com o deus das trocas comerciais, Mercúrio (de mercar, fazer comércio). A quarta-feira era o dia de Mercúrio.

As representações mais célebres de Hermes, as do séc. IV a.C., são o Hermes de mármore de Praxíteles, carregando o pequeno Dionísio (museu de Olimpo) e o Hermes de bronze de Lisipo, pronto a saltar ao primeiro sinal de Zeus (Nápoles)"
Fonte: dicionario-de-mitologia-grega-e-romana.portalmidis.com.br

11 comentários:

Anônimo disse...

eu acho isto muito legal.Bruno

Anônimo disse...

Adoramos muito saber sobre Hermes! Sua história é super interessante e legal!
Helena e Júlia V. 5ºE

Anônimo disse...

Achamos muito interessante a história de Apolo.Ele fez muitas coisas legais!!!


Maria Clara e Izabella Flores 5ªe

Anônimo disse...

ache muito legal.
adorei saber sobre ermes


carol teixeira
carol hemriues

5ªf

Anônimo disse...

é legal estudar sobre a Grécia antiga só queria aprender sobre Pandora e os outros deuses do Olimpio que agente não aprendeu, mais é muito legal aprender sobre a Grécia antiga legal demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

joão Vitor e Natan

Anônimo disse...

é legal demais muito legal queria aprende sobre Pandora






maravilhoso esse blog esplendido

sophia e clara rodriguez

Anônimo disse...

legal demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1legal muito legal interesssante

Anônimo disse...

esplendido interessante legal demais maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!! legal d++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Anônimo disse...

Adoro a mitologia grega,e bom estudar com vc uma materia legal te amo!!!!!!

Anônimo disse...

Hermes,para mim,é muito interessante porque é agil, esperto e abilidoso.Amo a mitologia grega!

Anônimo disse...

nos gostamos muito da matéria da mitologia grega ela é super interessante agora a matéria que nos vamos entrar é planetas



Mariana e Ana Beatriz 4ªB