quarta-feira, 9 de abril de 2008

Deméter - Ceres

Foi Deméter, deusa mãe da Terra, que ensinou os seres humanos a cultivar o trigo e moer o grão.

Deméter reencontra sua filha Cora-Perséfone. (Pintura de F. Leighton, fim do séc. XIX)
"Deméter casou-se com seu irmão, Zeus, do qual teve uma filha, Cora. Quando esta se tornou uma bela jovem, tocou o coração do deus dos Infernos - Hades - que decidiu fazer dela sua mulher.
Num dia em que sua mãe desceu à Terra, Cora foi colher flores e o chão se abriu brutalmente, fazendo surgir o carro de Hades, que a raptou com a cumplicidade de Zeus.
Quando ia desaparecer sob o solo, Cora Perséfone soltou um grito tão terrível e desesperado que sua mãe ouviu.
Durante nove dias e nove noites, sem comer nem beber, Deméter procurou sua filha. Sua inquietude e angústia aumentavam porque Cora continuava desaparecida. Deméter emegreceu, chorou, se desesperou, até que procurou o deus do Sol, Hélio, o único que tudo vê. Comovido com a tristeza de Deméter, ele ousou revelar que Hades havia raptado sua filha. Ela explodiu de cólera, e declarou que não voltaria ao Olimpo enquanto sua filha não fosse devolvida.
Deméter então, com raiva da Terra, por ter sido cúmplice do rapto de Cora - que por sua vez se tornara esposa de Hades, disse: "Solo ingrato! Eu te tornei fértil e te revesti de ervas e de grãos nutritivos, e é assim que me recompensas. Nunca mais terá meus favores!" Assim sendo, nada mais cresceu nos campos: as sementes não germinavam, o gado morria, e os seres humanos estavam famintos.
Para evitar uma catástrofe, Zeus ordenou a Hades que devolvesse Perséfone a sua mãe. Mas, nos infernos, a jovem provara o alimento dos mortos e ficara, portanto, ligada para sempre a esse reino. Para agradar ao mesmo tempo a Deméter e a Hades, Zeus autorizou Perséfone a viver seis meses por ano na Terra, com sua mãe, e passar os outros seis meses com su marido. É assim que, quando Perséfone está nos Infernos, o solo permanece nu. É o outono e o inverno. Mas quando ela retorna para junto de sua mãe começa a primavera."
Fonte: Larousse Jovem da Mitologia ed. Larousse

8 comentários:

Anônimo disse...

eu adorei,gostei bastante,mas onde esta o Apolo?




Laura 5C

Anônimo disse...

este site é muito legalvitor e victor 5 é

Anônimo disse...

este site esta ficando bacana vitor e victor 5e

Anônimo disse...

Essa é a deusa da mitologia que eu + gostei!Júlia 5aA

Anônimo disse...

eu e meu colega achamos muito legal Deméter por causa que ela é a mãe da terra
e saber que ela ensino os Homens a cultivar e plantar.


André Arantes e Gabriel Faria


5E

Anônimo disse...

Esta historia da mitologia grega é muito interessante por que mostra o amor entre Demetér e sua filha.




Clarissa de Melo
&
Flávia Torres 5ªE

Anônimo disse...

Rogeria este site é muito legal você esta de parabens!!!

Anônimo disse...

eu acho que demeter é uma mãe estremamante cuidadosa pelo amor dela com a filha!!que mãe amorosa com sua flha!!!!




de Flávia Torres 5ªE