terça-feira, 15 de abril de 2008

Ártemis - Diana


Diane de Versailles (Museu do Louvre)

Deusa da Lua e da Caça.
"Ártemis, na mitologia grega, era uma das doze divindades do Olimpo, a mais popular das deusas do panteão grego, filha de Zeus e Letó. Associada pelos romanos com Diana, era a deusa da floresta e regia os deuses e deusas da caça, pois era protetora dos animais selvagens, especialmente dos ursos. Também era protetora das mulheres, por isso era a deusa do parto. Era também a deusa da natureza, das colheitas e protetora das cidades. Representava para as mulheres o que Apolo, seu irmão gêmeo, representava para os homens. Era particularmente amada e seguida por 60 Ninfas, das quais exigia castidade absoluta e com as quais dançava freqüentemente nas florestas. Traumatizou-se logo após nascer, pois presenciou o sofrimento da mãe no parto de seu irmão gêmeo, Apolo. Por isso pediu a Zeus que a mantivesse casta para sempre, o que lhe rendeu o título de virgem branca e lhe conferiu a missão de protetora das parturientes.

No poema de Homero, a Ilíada, Ártemis lutou defendendo Tróia contra Atenas, tendo intercedido por diversas vezes, como para salvar Páris da morte, aquele que flecharia o calcanhar de Aquiles, matando o maior guerreiro grego.

Apesar dessa imagem protetora, Ártemis exibia facetas cruéis: matou o caçador Órion; transformou em urso a ninfa Calisto por deixar-se seduzir por Zeus; transformou Acteão em cervo para ser despedaçado por sua própria matilha e, com Apolo, exterminou os filhos de Níobe e Anfião, para vingar uma suposta afronta.

Sua participação na batalha contra os Titãs foi indispensável e não só nesta, pois viveu a vida punindo aqueles que mostravam desrespeito. Raivosa e um tanto cruel, a deusa que se despontou como protetora dos caçadores e da inocência mais intacta, era freqüentemente adorada em locais rústicos, preferencialmente ao redor de muita madeira. Armada de arco atingia com suas flechas todos que ousassem lhe insultar. Foi ainda, a patrona das Amazonas. Os colonizadores Gregos encontraram os habitantes da Ásia Menor cultuando uma Deusa a qual identificaram como Ártemis (Diana). Em sua homenagem foi construído um pequeno templo que levou 120 anos para ser terminado, tendo sido reconstruído e aumentado diversas vezes. Somente na quarta expansão ele foi incluído na lista das Sete Maravilhas do Mundo. O templo foi destruído num incêndio em 356 a.C., na noite do nascimento de Alexandre, o Grande.

A gravidez de Letó

Para os gregos, Ártemis era filha de Zeus e de Letó, filha do titã Ceos, e o primeiro mito de que participou foi o do próprio nascimento.

Após sua aventura com Zeus, Letó ficou grávida e foi perseguida pela deusa Hera. Quando estava a ponto de dar à luz, nenhum lugar quis receber a parturiente, com medo da rainha dos deuses. Além disso, Hera retinha sua filha Ilítia, a deusa do parto, no Olimpo. Mas, finalmente, a ilha de Delos concordou em recebê-la e as outras deusas conseguiram aplacar a ciumenta Hera presenteando-a com uma jóia.

Ártemis nasceu primeiro e, como uma boa deusa dos nascimentos, ajudou em seguida a mãe com o parto de Apolo, seu irmão gêmeo...

Calisto era uma ninfa que acompanhava a deusa pelos bosques e por quem Zeus se apaixonara e conseguiu seduzí-la. Quando a deusa percebeu a gravidez de Calisto, expulsou-a de sua companhia e, mais tarde, transformou-a em ursa."
Fonte: www.artemisenergia.com.br/deusa.htm

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu adorei aprender sobre o Vulcano e sua abilidades






Lucas 5e

Anônimo disse...

eu adorei aprender sobre o vulcano,achei muito interessante







marcelo e marcos 5ª E

Anônimo disse...

nos achamos super legal a historia!!!!!!!!
5 serie E

Anônimo disse...

Eu gostei sobre vulcano achei muito legal e suas habilidades


Arthur lopes 5e

Anônimo disse...

Nós adoramos aprender sobre mitologia grega a historia de Diana muito interessante ,tem curiosidades super legais de se saber.



Sylvia e Isabel
5 F

Anônimo disse...

Gabriel e Henderson

Artemis não tinha dó de ninguém,principalmente de quem a desafiasse dizendo que é melhor que ela assim ela mata quem a desafia.

Anônimo disse...

hefesto é o mais feio do olimpo

Anônimo disse...

eu adorei aprender sobre a mitologia grega